Na volta oficial aos trabalhos da Câmara de Vereadores de Caruaru o vereador Marcelo Gomes (PSB), reforçou a solicitação feita à Prefeitura de Caruaru para que a Fundação de Cultura realize, junto com a Câmara Setorial de Gastronomia da Associação Comercial de Caruaru (ACIC), o Sebrae e Senac Caruaru um Festival Gastronômico Municipal.
De acordo com Marcelo, o potencial turístico de Caruaru atravessa fronteiras e se estende ao quesito culinário. “São diversos bares e restaurantes que oferecem aos moradores e visitantes a diversidade da culinária regional. Os festivais gastronômicos são excelentes ferramentas para o incremento da atividade turística, o aquecimento do comércio e do artesanato local, favorecendo a rede de hotéis e a possibilidade de conhecer novos profissionais e aspectos da cozinha regional”, ressaltou o vereador.
De acordo com o requerimento do vereado, uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo apontou que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Outra boa notícia é que a vocação gastronômica de boa parte das cidades pode ser incorporada nos roteiros turísticos principalmente com a chegada da Copa e das Olimpíadas.
O vereador ressaltou que existe uma grande demanda de bons restaurantes e bares e a gastronomia está cada vez mais presente no turismo brasileiro. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas do turista brasileiro, atrás apenas do transporte.