21 de maio de 2012 às 18h40min - Por Mário Flávio

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (25), com a meta de vacinar 80% do público-alvo, entre idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas. Em Pernambuco, até a manhã desta segunda-feira, foram vacinadas 632.777 pessoas, o que representa 45,9% de cobertura. Em todo o país, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 milhões, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, faz um apelo para que as pessoas tomem a vacina nesta reta final da campanha. “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas e três semanas, após a vacinação.

A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

Em Pernambuco, a população indígena foi a que melhor aderiu à campanha, até o momento.  Foram aplicadas 23.819 doses da vacina para este grupo, o que representa 71,17% do total. Mais de 54 mil trabalhadores da saúde já receberam a vacina, cerca de 62% do total. Já entre as crianças, o índice de cobertura vacinal foi de 53,81%. O percentual corresponde a 114.476 mil crianças.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro