29 de agosto de 2013 às 19h20min - Por Mário Flávio

20130829-190658.jpg

“O cenário macroeconômico e seus impactos sobre a atividade econômica no curto e médio prazo” foi o tema do almoço-debate que o vice-governador João Lyra Neto participou, esta tarde, o evento foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE Pernambuco e contou com palestra do economista chefe do Bradesco, Octávio de Barro o evento aconteceu na sede da MV Empresarial, na Imbiribeira. Como co-anfitrião do encontro, Lyra ressaltou o desenvolvimento do Estado, em especial na área de tecnologia. “A Universidade da Califórnia fez um ranking das maiores instituições de tecnologia do Brasil. Em primeiro lugar ficou a Universidade de Campinas e, em segundo, a Universidade Federal de Pernambuco junto com o Porto Digital”, informou.

Segundo Lyra Neto, são resultados como esse que motivam cada vez mais o investimento de empresas no Estado, a exemplo da Fiat que, recentemente, anunciou que vai instalar no Recife a sede da sua diretoria de desenvolvimento internacional. O vice-governador destacou o desempenho do governador Eduardo Campos como um gestor moderno, competente, mas com visão destacada na melhoria dos serviços públicos e na atração de grandes empreendimentos.
Palestrante do evento, Octávio de Barros, é doutor pela Universidade de Paris, vice-presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e membro do conselho de economia da Federação das Indústrias de São Paulo.

No encontro, ele traçou um panorama do desenvolvimento do Brasil nos últimos anos, bem como, perspectivas para o futuro. Ao final, respondeu a diversas perguntas, entre estas, sobre a visão externa que se tem sobre Pernambuco. Segundo Barros, a leitura é muito positiva, com o entendimento de que o Governo é focado e dinâmico. “O Estado tem um potencial imenso a ser explorado e, inclusive, a visão é de que Pernambuco é diferenciado em relação aos outros Estados do Nordeste”, afirmou.

LIDE– O Lide –Grupo de Líderes Empresariais – atua em 12 Países. No Brasil, 1600 empresas estão associadas e juntas respondem por mais de 50% do PIB privado do País. Em Pernambuco, o Grupo chegou há 18 meses e é presidido pelo jornalista Drayton Nejaim. Este foi o décimo-segundo encontro empresarial promovido em Pernambuco. No evento de hoje, uma curiosidade, na composição da mesa diretora estavam três caruaruenses. O anfitrião Drayton Nejaim Filho, o vice-governador João Lyra Neto e o prefeito de Caruaru, José Queiroz. Os outros integrantes foram o presidente da Copergás, Aldo Guedes e o diretor da Rio Ave Investimentos, Alberto Ferreira da Costa Júnior.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro