Lula não vai ao debate do SBT por não ter nada de novo a oferecer

Mário Flávio - 19.10.2022 às 09:18h

Após o péssimo desempenho nos dois últimos debates para presidente da República, a campanha do ex-presidente Lula, informou que ele não vai participar do encontro promovido pelo SBT com um pool de emissoras. No entanto, confirmou que o petista vai ao último da TV Globo, na reta final do segundo turno das eleições.

Lula foi mal no último debate da Globo, quando ficou sem saber agir provocado pelo Padre Kelmon e teve um desempenho pior no confronto direto contra Bolsonaro, no primeiro encontro do Segundo Turno. Mas o problema de Lula nos debates atuais não é o formato e nem os adversários, como ele vem usando como argumento para não ir aos debates.

A questão é que ele não gosta de ser confrontado e quando isso é feito mostra a postura autoritária e revela um Lula conhecido por muita gente, mas desconhecido por grande parte da população. O debate é necessário para a democracia, mas Lula vai preferir ir a entrevistas ou sabatinas, principalmente aquelas que ele coloca o entrevistado no bolso, o que não consegue com Bolsonaro.

O que mais irritou aos petistas no debate da Band foi a postura de um Lula que no início debochava das respostas, soltava sorrisos irônicos e passava um ar de já ganhou, sendo isso alvo de críticas até dos mais apaixonados pelo líder petista. Eleição não se ganha de véspera e isso deixou uma pulga atrás das orelhas dos aliados de Lula.

O ex-presidente não tem mais o que oferecer. O discurso dele é o mesmo de quando começou a militância política e sempre olhando pelo retrovisor. O plano de governo não é apresentado, nomes de possíveis ministros e nem de como seria uma possível governabilidade. Esse é o Lula que não quer mais ir aos debates.