Horas depois de o governo anunciar, nesta quinta (3), que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, permaneceria no cargo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que ela deixará o cargo e que o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) será o novo titular do órgão.
“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, escreveu em nota.
Nessa reunião citada por Padilha, devem comparecer o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e os deputados Celso Sabino (União Brasil-PA) – que deve assumir o ministério –, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), líder da bancada na Câmara, e Luciano Bivar (União Brasil-PE), presidente do partido.
Marido de Daniela Carneiro e prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos), pressiona para que seu grupo político saia da Esplanada com cargos no Rio de Janeiro, o que deve ter o aval de Lula.
A ida de Sabino para o ministério atende ao desejo da bancada da União Brasil na Câmara dos Deputados. Daniela Carneiro não era tida pela bancada como sua indicação e, além disso, cogita migrar para o Republicanos.
O governo espera aumentar o número de votos na base aliada na bancada da União Brasil. O Palácio do Planalto quer ter mais margem nas votações do segundo semestre legislativo.