7 de março de 2014 às 08h33min - Por Mário Flávio

A região Agreste tem sido palco de muitos avanços econômicos e educacionais, em especial a cidade de Caruaru, que é um pólo para os municípios vizinhos. Nesse contexto, questões relativas à ocupação profissional surgem com frequência, tanto por aqueles que estão iniciando esta fase da vida, como aqueles que já estão nela a mais tempo. A partir desta perspectiva, um grupo de estudiosos promove o livro “Trabalho – Questões no Brasil e no Agreste Pernambucano”, que será lançado na próxima quinta (12/03), às 20h, na Praça das Placas – Campus II da Faculdade Asces.

Entre os autores estão representantes de instituições como a Faculdade Asces, Fafica, UPE, UFPE, UFCG, UFMG, Faculdade Novos Horizontes (MG) e Fundaj. Eles abordam tópicos como o trabalho artesão, a definição de quem são os feirantes e como administram o seu negócio (uma categoria comum na região), o trabalho ao longo da história, seja ele formal ou informal, microempresas e suas configurações no cenário brasileiro, inclusão ou exclusão a partir do emprego e as condições para os trabalhadores.

A obra reúne estudos acadêmicos, mas que são expostos com linguagem objetiva e de fácil assimilação do público em geral sobre o cenário do trabalho no Agreste Pernambucano. Ela é lançada como um diferencial, uma vez que os diferentes autores trouxeram a multidisciplinaridade para a compilação, por serem de diversos setores e instituições.

O livro foi elaborado ao longo de três anos de esforços dos organizadores e vem como uma obra inédita para a região. Fizeram parte da organização da obra os professores Marcio Sá (UFPE), Diogo Helal (Fundaj) e Jaílson Silva (Fafica), além do docente da Asces, Adilson Ferraz. Ele explica que a obra “é inovadora porque a ideia é suprir a falta de estudos acadêmicos sobre o tema na região”.

O livro pode ser adquirido no Diretório Acadêmico de Direito da Asces pelo valor de R$ 25,00. O mesmo também será comercializado no evento de lançamento. Os docentes da Asces Marco Aurélio e Oton Vasconcelos também têm estudos entre os nove artigos presentes neste livro. Ao final, o leitor pode conferir ainda um breve resumo sobre os autores.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro