Lira cobra que Lula deixe de “gastar energia” com pautas ideológicas

Jorge Brandão - 10.05.2023 às 11:25h
Foto: Érika Garrida

O LIDE Brazil Investments Forum serviu para que o centro da política brasileira, capitaneado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mandasse um recado claro ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Está na hora de o Poder Executivo escolher se quer gastar sua energia nas pautas ideológicas do PT ou se dedicar a aprovar o arcabouço fiscal e a reforma tributária”.

Nesse sentido, Lira coloca como a mãe das reformas preservar o que já foi feito. “A principal reforma que o Congresso brasileiro terá que brigar diariamente é a reforma de não deixar retroceder tudo o que já foi aprovado no Brasil, no sentido da amplitude do que é mais liberal. Então, não retroceder será a nossa principal reforma. Vigiar o tempo todo”, disse, em seu discurso.

Lira citou o caso recente do projeto de decreto legislativo (PDL) que sustou os decretos de Lula relativos ao marco regulatório do saneamento.

“Um PDL é um ato extremo de se revogar um decreto presidencial. E (a Câmara) não o fez por picuinha ou por maldade política”, enfatizou. “O fez porque um decreto não pode alterar uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, atacando um ponto que foi discutido amplamente, como foi o marco do saneamento. Durante 12 dias, tentamos negociar, e não foi possível.” O deputado afirmou que espera agora a aprovação do PDL pelo Senado.