Leonardo Chaves vai questionar UVP sobre possibilidade de aumento nos salários dos vereadores

Mário Flávio - 22.01.2015 às 10:27h

Será realizado hoje em Olinda um debate da União dos Vereadores de Pernambuco. Un dos assuntos em pauta será o possível reajuste de vereadores, já que todos os políticos nas outras esferas aumentaram os próprios salários. O presidente da Câmara de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), garantiu que vai questionar a UVP sobre a possibilidade do aumento e disse que existem dois pesos e duas medidas com os parlamentares brasileiros.

“Iremos perguntar a União dos Vereadores de Pernambuco por qual motivo se comete dois pesos e duas medidas com relação aos salários de deputados e vereadores. Principalmente no que diz respeito ao princípio da anterioridade, já que os Tribunais criaram um entendimento que projeto votado depois da eleição municipal acaba ferindo o princípio da impessoalidade e com isso fere o da moralidade. Temos que fazer essa pergunta agora. O Congresso Nacional a Assembleia votaram os projetos após a eleição. Esse reajuste vale para os deputados federais, senadores, presidente, ministros e até mesmo para a suprema corte desse Brasil. Muitos deles julgaram as Câmaras e determinaram a devolução do dinheiro por supostas afrontas a constituição. Ou os deputados esqueceram de votar antes da eleição, ou deixaram para votar após mesmo, já que o Brasil passava por um processo de turbulência. É no mínimo questionável, já que feriu o princípio da anterioridade.”, disse.

O Heleno do Inocoop disse que pretende acionar a justiça para que os vereadores possam ter um novo aumento. “Não podemos aceitar essa posição. Estou disposto a entrar na justiça para que possamos ter o reajuste no salário. Isso é uma discriminação contra os vereadores. Espero contar com com o apoio de todos”, disse.

Em tom de brincadeira, Gilberto de Dora apresentou uma proposta curiosa para que Leonardo Chaves apresente na UVP. “Proponha uma greve senhor presidente de todos os vereadores de Pernambuco, para que possamos chamar atenção sobre o tema”, disse. Os vereadores de Caruaru recebem hoje R$ 9 mil mensais e se o reajuste fosse aprovado, o novo salário será de R$ 12,5 mil.