19 de dezembro de 2013 às 00h20min - Por Mário Flávio

A questão da Câmara Municipal de Caruaru vai muito além das prisões de 10 vereadores nessa quarta (18). Uma legislatura cheia de problemas com uma política de faz de conta, manipulação de Regimento Interno, postura inadequada de vereadores em várias situações, CPIs que são criadas para nada, Comissão de Ética inoperante e Comissões que existem e para nada servem. Estou cansado de ver na Câmara os vereadores assinando parecer de projetos importantes, que chegam de última hora no meio das sessões ordinárias. Isso está correto?

Não, não está! Estamos alertando faz meses sobre isso e nada muda! A questão moral na Casa deve ser revista, até hoje temos uma Casa que votou um PCC da educação sem saber o que estava votando, falo porque estava lá no dia da votação e sei como foi todo o processo. Até hoje essa situação é bandeira de luta da classe dos professores e nunca a Comissão de Educação e Cultura se reuniu para debater o assunto. Aliás, nem sei para que essa serve. Os vereadores estão banalizando projetos de Lei, criando Dias municipais para tudo, como recentemente o Dia do Ouvinte de Rádio, de Mestre Vitalino e até mesmo da Leitura.

Será possível que a cidade não tenha temas mais importantes para serem debatidos? Na última sessão presenciei artistas que foram a Câmara para que um sistema de cultura fosse votado. Um projeto de luta da sociedade civil, que entrou na pressão, devido a pessoas compromissadas com a arte. As galerias estavam lotadas e o que se viu foi uma verdadeira encenação de justificativas de votos em prol da cultura local.

Tudo em busca de um aplauso. Tomara que haja mesmo as mudanças prometidas e que no futuro as palmas não se transformem em vaias ou que as justificativas sejam outras para defender o indefensável. A sociedade cansou? Eu cansei…

De termos uma BR 104 que nunca termina; de termos amigos na Nova Caruaru que se sentem abandonados; de uma câmara que vota sem ler projetos e assina parecer durante a sessão; enfim… E esperamos que por uma questão de bom senso não haja nenhuma votação nessa quinta, com 10 vereadores que irão assumir o mandato de manhã e votem a noite, sem o mínimo de conhecimento, um projeto que vai revisar o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Câmara.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro