20 de março de 2014 às 15h09min - Por Mário Flávio

A deputada Laura Gomes (PSB) registrou, nesta quinta (20), dois temas importantes para os movimentos de direitos humanos, que serão lembrados nesta sexta (21): o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Mundial da Síndrome de Down.

A parlamentar lembrou que a data dedicada à luta contra o racismo vem do episódio conhecido como o massacre de Shaperville. O evento histórico ocorreu na África do Sul, quando o exército reprimiu violentamente o protesto de 20 mil pessoas contra a Lei do Passe, durante o regime do apartheid. A norma obrigava os negros a usarem uma caderneta que determinava aonde eles poderiam ir.

Na ocasião, 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas. Laura Gomes ressaltou que o respeito à diversidade racial mereceu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU), e o Governo passou a intensificar as mobilizações de combate à discriminação étnica nos últimos anos.

Com relação à Síndrome de Down, a deputada afirmou que, apesar dos avanços, ainda há muito preconceito. Para Laura Gomes, os temas lembrados no dia 21 de março em todo o mundo deixam para a sociedade a mensagem da igualdade e da necessidade de se lutar pela inclusão social.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro