Representante do mandato coletivo Juntas (PSOL), a deputada Jô Cavalcanti pediu mudanças no projeto de lei (PL) que prevê o pagamento de auxílio financeiro a artistas e grupos culturais que atuam no Carnaval. Em discurso na Reunião Plenária dessa terça (15), a parlamentar defendeu que a proposta do governo do Estado inclua novas categorias profissionais, estabeleça uma instância de acompanhamento do processo e amplie o público-alvo do benefício.
“Nosso mandato apoia a decisão de cancelar os eventos públicos e privados do ciclo carnavalesco porque entende o atual quadro de infecções de Covid-19 e de Influenza. O que nos preocupa é a situação de várias categorias dessa cadeia produtiva”, alertou, citando trabalhadores como aderecistas, bonequeiros e maquiadores. “De acordo com o texto que tramita na Alepe, ficará a critério dos artistas e grupos beneficiados a distribuição dos recursos entre os profissionais.”
O mandato coletivo protocolou três emendas ao PL, já acatado pelas Comissões de Justiça, Administração Pública e Finanças. “O primeiro colegiado não cumpriu o prazo regimental de recebimento desse tipo de matéria. Esperamos que a Casa avalie nossas propostas para que o apoio estatal chegue a quem precisa”, pontuou, pedindo, por fim, que o Executivo promova outras estratégias que gerem renda para o setor.