27 de junho de 2012 às 08h00min - Por Mário Flávio

Em comemoração ao 187° aniversário da Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, será realizada nesta quarta – feira (27), às 9h, no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções a solenidade de entrega de Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, que visa homenagear os agraciados pelos relevantes serviços prestados a segurança pública e a efetiva colaboração que prestaram a PMPE.

A comenda é considerada uma das mais importantes premiações da instituição. Ela é concedida uma vez por ano as personalidades que prestaram relevantes trabalhos à sociedade. Este ano, estão na lista de homenageados três jornalistas de Caruaru: Almir Vilanova, Carlos Plácido e Dione Guimarães. Eles foram escolhidos pela PM por terem feito a série de reportagens “Vítimas da Intolerância”, exibida nos dois telejornais da TV Asa Branca e no Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste.

Sobre a série:

“Vítimas da Intolerância” aborda os chamados crimes de proximidade, que são aqueles cometidos por motivos banais, como brigas de trânsito, ciúmes e desentendimento entre vizinhos. Pelas estatísticas, esse tipo de crime corresponde a cerca de 40% do total de homicídios na região. O problema é que para a polícia, crimes de proximidades são praticamente impossíveis de serem evitados. Só a conscientização da sociedade pode diminuir estes tristes números.

Com a produção de Dione Guimarães, o repórter Carlos Plácido, o cinegrafista Robson Santos e o auxiliar técnico Antônio Valdevino passaram oito dias rodando por algumas cidades de Pernambuco para registrar histórias emocionantes de pessoas que perderam parentes de formas injustificáveis. Almir Vilanova e Adilson Lira foram responsáveis pela edição.

“Vítimas da Intolerância” acabou gerando uma campanha feita em parceria pela TV Asa Branca com as polícias civil e militar. O tema é “Não banalize a vida. Troque a violência pela paz”.

A Série emocionou a população do Agreste de Pernambuco


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro