Na tarde de hoje (06), o deputado Joãozinho Tenório (PRD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para fazer um balanço dos 18 meses de gestão do governo Raquel Lyra.
O parlamentar que também é vice-líder do Governo na Alepe iniciou o seu discurso falando do declínio que Pernambuco se encontrava nos últimos anos, liderando os rankings de desemprego, precariedade dos hospitais, dificuldade de se fazer negócios e obras paralisadas. Mas de acordo com Joãozinho, mesmo diante das dificuldades, a mudança de rota começou quando a governadora Raquel Lyra assumiu o governo em janeiro de 2023.
“O começo de qualquer gestão é sempre complicado, ainda mais nessa situação em que estávamos, com os serviços públicos à míngua, com as estradas intransitáveis, com as engrenagens emperradas, e um orçamento insuficiente para atender as necessidades da população.
Mas a governadora não se deixou abater, e abriu seu governo, já lá em janeiro de 2023, com os passos necessários para arrumar a casa e voltarmos a ter um Estado funcional e capaz de executar políticas públicas para a população”, afirmou.
Joãozinho também pontuou os gastos que foram cortados para que os recursos do Estado fossem propriamente direcionados para os serviços essenciais. Pernambuco ficou em 1º lugar do Nordeste e 2º do Brasil em controle de gastos públicos em 2023, saindo de uma dívida de quase 400 milhões de reais no começo de 2023 para uma economia de 2,5 bilhões de reais no fim desse mesmo ano.