15 de dezembro de 2013 às 22h18min - Por Mário Flávio

20131215-221825.jpg

Pelo facebook o vice-governador, João Lyra, relembrou o aniversário do ex-governador Miguel Arraes, que faria 97 anos neste domingo (15). Ele destacou a trajetória do socialista e relembrou episódios da vida pública do mito. Abaixo a íntegra do texto.

“Hoje é dia de lembrar o nascimento do grande líder político brasileiro: Miguel Arraes.

Durante a juventude Miguel Arraes mudou-se de Araripe, onde nasceu, para o Crato, no Ceará, com o objetivo de concluir o ginásio (ensino fundamental). Nesses anos, um fato marcou muito a sua personalidade: flagrou um curral com três flagelados presos simplesmente por tentarem fugir da seca para Fortaleza. Sobre este episódio, afirmou: “É uma lembrança que guardo para sempre. Era um horror difícil de compreender e marcou meu jeito de ver as coisas”.

Logo em seguida, Arraes veio para o Recife e aqui construiu sua vitoriosa carreira política. Foi prefeito da capital e governou Pernambuco por três vezes. Sempre defendeu uma ampla frente política em defesa do povo. Foi assim que construiu, em Caruaru, com o meu pai, João Lyra Filho, a primeira Frente Popular em Pernambuco.

Miguel Arraes foi deposto do governo de Pernambuco pela ditadura militar. Enfrentou o exílio e contribuiu para a redemocratização mesmo estando fora do seu país. Meu irmão, Fernando Lyra, promoveu, ainda no exílio, o primeiro encontro entre Arraes e Leonel Brizola.

De volta ao Brasil, lutamos todos pela consolidação da democracia.
Arraes voltou a governar Pernambuco e tive a honra de ser seu líder na Assembleia Legislativa.

Miguel Arraes de Alencar (Araripe, 15 de dezembro de 1916 — Recife, 13 de agosto de 2005)”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro