João Campos anuncia expansão de escolas municipais em tempo integral no Recife

Mário Flávio - 22.02.2024 às 16:38h

A Prefeitura do Recife formalizou, nesta quinta-feira (22), a expansão de escolas do Ensino Fundamental Anos Finais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino com a implantação de seis novas unidades. Com a ampliação, para o ano letivo de 2024, a rede do Recife passa a contar com 21 escolas em tempo integral, o que representa 50% das unidades dessa etapa de ensino, ofertando mais de 1 mil novas vagas para a comunidade escolar.

“Com esta assinatura, a gente vai chegar a 60% dos alunos estudando em educação integral. São seis escolas que, com esse decreto, vão passar a funcionar na educação integral. E a gente bate mais uma meta. Tinha prometido, em 2020, que 50% dos alunos dos anos finais estudariam no modelo integral. Agora, chegamos a 60% dos alunos em educação integral nos anos finais do ensino fundamental”, afirmou o prefeito João Campos.

A Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza 42 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais. O montante de vagas geradas com a expansão – 1 mil novas vagas – representa 60% das matrículas dos 6ºs anos da Rede Municipal em Tempo Integral.

As novas escolas contemplam diferentes Regiões Políticos Administrativas (RPAs) da capital pernambucana: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga; e Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande.

“A oferta de educação em tempo integral, além da ampliação do tempo pedagógico do estudante na escola, gera oportunidades de formação para as crianças e jovens que contemplam outras dimensões, além do conhecimento previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao possibilitar um currículo flexível que prevê uma parte diversificada e atividades complementares. Todos os componentes e as atividades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de agregar todas as dimensões humanas, a partir da formação pautada nos quatro pilares da educação (aprender a conhecer, a ser, a conviver e a fazer), visando ao ser competente, autônomo, protagonista, solidário, ou seja, um cidadão crítico”, diz comunicado da prefeitura.

“Além disso, a escola em tempo integral tem contribuído, ao longo dos anos, segundo pesquisas, a minimizar impactos de violência, insegurança alimentar e vulnerabilidade social”, afirma o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.