4 de agosto de 2012 às 08h15min - Por Mário Flávio

A partir de 9h deste sábado, os secretários de Saúde do Estado e de Caruaru, Antonio Carlos Figueira e Aparecida Souza, respectivamente, assinam convênio de cooperação técnica entre o Hospital Jesus Nazareno e a Casa de Saúde Bom Jesus. A ação será realizada no HJN e visa capacitar as equipes das duas maternidades, que são referência para 32 municípios da região.

Ao todo, serão 150 profissionais treinados. Além disso, o convênio permitirá que neonatologistas e obstetras do município, aprovados no último concurso, sejam lotados no Jesus Nazareno, unidade da rede estadual. A parceria inicia o processo de municipalização do Hospital Jesus Nazareno, que, após a inauguração do Hospital da Mulher, previsto para 2014, será entregue à administração municipal. “Além de qualificar as duas equipes e uniformizar as linhas de cuidado e o padrão de assistência materno-infantil, dentro dos conceitos de humanização do atendimento, essa parceria possibilitará uma complementação na escala do Jesus Nazareno, essencial para cuidar dos partos de alto risco da região”, afirma o secretário Antonio Carlos Figueira.

No último mês de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) entregou a nova emergência obstétrica do Jesus Nazareno. O antigo ambulatório foi reestruturado e adaptado, ampliando para seis o número de leitos de observação e implementando a sala de classificação de risco. Também passaram por reestruturações os consultórios ginecológicos, consultórios médicos, sala de ultrassom e posto de enfermagem. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 650 mil nas reformas.

NOVA UNIDADE – Já o Hospital da Mulher contará com 160 leitos, sendo 36 de alto risco e outros 30 de UTI Adulto e Neonatal. A nova unidade será uma referência para mais de 32 municípios do Agreste e regiões próximas, ajudando a desafogar a rede de saúde do Recife. Será feito um investimento de R$ 41 milhões no novo equipamento.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro