Do Antagonista
O principal candidato da oposição nas eleições presidenciais na Argentina, Javier Milei, lidera todas as principais pesquisas eleitorais para o primeiro turno.
Cinco levantamentos grandes foram publicados desde as eleições primárias, vencidas pelo candidato da direita radical, em 13 de agosto.
Milei tem de 32,1% a 38,5% das intenções de voto. No seu melhor cenário, ele estaria a menos de dois pontos percentuais de liquidar a fatura já no primeiro turno.
Na Argentina, um candidato à presidência ganha no primeiro turno se obter mais de 45% dos votos ou 40% com uma vantagem superior a 10 pontos percentuais do segundo colocado.
Em dois dos levantamentos, Milei tem os 10 pontos de vantagem para o segundo colocado. Nas outras três pesquisas, ele tem mais de 4 pontos de diferença.
O ministro da Economia, Sergio Massa, aparece em segundo em quatro das cinco pesquisas. Ele é o candidato da situação peronista.
É importante ressalvar as limitações das pesquisas eleitorais em prever o resultado nas urnas. As principais estimativas no início de agosto eram de que Milei acabaria como a terceira força, com cerca de 20% dos votos nas primárias. Ele acabou sendo o mais votado, com 30%.