Jarbas Filho pede que Compaz tenha mais ações e profissionais capacitados para crianças com autismo

Mário Flávio - 22.08.2023 às 16:13h

O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) acompanhou, na manhã desta terça-feira (22), as representantes da ONG Mães e Anjos Azuis, voltada para o cuidado de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, em uma reunião na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife. Ao lado de Andreza de Castro, presidente da instituição, e Luciane Paes, secretária da ONG, o parlamentar solicitou ao secretário Murilo Cavalcanti mais atenção às crianças autistas nas unidades do Compaz.

Durante a conversa com Murilo, Andreza e Luciane ressaltaram a necessidade de contar com vagas voltadas para meninos e meninas com autismo, além da importância de ter funcionários capacitados para atender este público nos Centros Comunitários de Paz do Recife.

“A oferta de vagas no Compaz não condiz com a demanda, pois a necessidade de termos vagas para crianças com TEA é gritante. Muitas vezes as salas estão vazias, sem atividade nenhuma acontecendo, mas não podem ser usadas para este público porque os funcionários também não são capacitados para isso”, explicou Andreza.

Segundo o deputado Jarbas Filho, a ONG levou para o secretário Murilo Cavalcanti a sugestão de fazer parcerias com as instituições especializadas para a capacitação dos que trabalham nos Centros de Paz. “Andreza e Luciane trouxeram essa demanda importante, então nos reunimos com Murilo e sugerimos que sejam feitas parcerias entre as ONGs e a Prefeitura do Recife. Nós entendemos a dificuldade de contratação de pessoal, mas organizações como Mães e Anjos Azuis possuem profissionais voluntários capacitados e que podem colaborar com as unidades do Compaz”, explicou.

O secretário de Segurança Cidadã agradeceu pela sugestão e disponibilidade do grupo. Além disso, ele afirmou que a Prefeitura do Recife contratará mais de 200 profissionais através da OS para atuarem no Compaz. “Sou uma pessoa muito sensível à causa e sei da necessidade que muitas famílias com filhos autistas têm de usufruir do espaço e das atividades do Compaz. Vamos nos reunir novamente na próxima semana, dessa vez com as gestoras dos nossos cinco equipamentos, e vamos pensar em ações capacitadoras em parceria com a ONG Mães e Anjos Azuis. Essa ajuda será muito bem-vinda e será muito importante para nós também”, concluiu Murilo.