14 de março de 2013 às 18h25min - Por Mário Flávio

Reunião, hoje pela manhã

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Izaías Régis (PTB) recebeu nas dependências do Palácio Celso Galvão, o Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão Aguiar e demais membros de sua equipe. Na oportunidade foi apresentado a estrutura e o organograma da secretaria estadual. A visita teve por objetivo propor ações em municípios polos que possuem Agência do Trabalho, promovendo ações de geração de renda, bem como viabilizar parcerias com o município.

A Secretaria do Trabalho também desenvolve ações que buscam fomentar a expansão, diversificação e sustentabilidade dos empreendimentos da economia solidária, dos empreendedores individuais e trabalhadores autônomos, microempresas e empresas de pequeno porte sediadas em Pernambuco, gerando trabalho, renda e novas oportunidades de negócios.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Secretaria está o Projeto Ideia (Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo) que visa potencializar trabalhadores autônomos, empreendedores individuais ou empreendedores informais a gerar mais trabalho e renda por meio do acesso a serviços que promovam a sua competitividade, como capacitação, crédito e serviços financeiros, apoio à comercialização de seus produtos e serviços e orientação empresarial. “Uma das propostas que queremos trazer para Garanhuns é justamente o Projeto Ideia. Pretendemos instalar um posto para cadastrar profissionais como pedreiros, faxineiras, diaristas, manicures, cabelereiros, encanadores, jardineiros, dentre outros, e posteriormente divulgar aos cidadãos que necessitam dos serviços destes profissionais”, destacou Antonio Aguiar.

Além do Projeto Ideia, também foi apresentado o Empreende PE, desenvolvido pela mesma secretaria e que tem como objetivo facilitar o acesso a informações sobre produtos, serviços e projetos de instituições que atuam no apoio ao empreendedorismo em Pernambuco e, com isso, consolidar o desenvolvimento, gerar emprego e renda promovendo a economia do conhecimento e a inovação.

Já o Projeto pioneiro Governo Cliente, oriundo da mesma secretaria, visa habilitar empresas para participar das compras públicas. Izaías Régis destacou a dificuldade que as empresas de Garanhuns ainda enfrentam para participar de licitações federais, estaduais e municipais. “Como empresário, que iniciou as atividades do zero, sei muito bem dessas dificuldades. Nós queremos ser empreendedores e seremos descobrindo novos empreendedores, dando oportunidade e capacitando-os. Este é o grande segredo da administração. Por isso iremos buscar a Agência de Fomento para gerar financiamento às pessoas interessadas”, finalizou Izaías.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro