Cinco meses após firmar termo de compromisso para implementar iniciativas do projeto estratégico MP Empodera, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o município do Ipojuca apresentou nessa quarta-feira (15) relatório com as principais iniciativas concretizadas. A entrega do documento ao MPPE ocorreu na sede da prefeitura.
“Entendemos que o diálogo entre o MPPE e a gestão municipal trouxe um resultado muito positivo, uma vez que o poder público conseguiu colocar em prática essa atuação conjunta e transversal das políticas públicas em favor do público feminino. As mais diversas Secretarias, dentro do seu leque de atuações, incluíram esse recorte de gênero”, apontou a promotora de Justiça de Defesa da Cidadania do Ipojuca e coordenadora do Núcleo da Mulher do MPPE, Bianca Stella Azevedo.
Dentre as iniciativas desenvolvidas pelas secretarias municipais destacam-se o lançamento do botão do pânico, para dar mais segurança às mulheres vítimas de violência que já possuem medidas protetivas; a promoção de oficinas de capacitação; cursos voltados para o mercado de trabalho e empregabilidade; cursos para o nivelamento escolar, construção de currículos e entrevistas de emprego; e articulação junto às empresas para fomentar a empregabilidade das mulheres através do programa Agora Ipojuca.
“O relatório que entregamos ao MP nos deixa muito orgulhosos porque o acordo de cooperação foi firmado durante a pandemia e os resultados poderiam ser muito limitados. Quando oferecemos cursos de capacitação para as mulheres, estamos promovendo o empoderamento feminino e mais igualdade de condições no mercado de trabalho; quando fortalecemos a rede de proteção às mulheres, ao lançarmos o botão do pânico, também damos a elas condições de enfrentamento à violência doméstica. E a política pública para as mulheres é um trabalho constante e prioridade na nossa gestão”, disse a prefeita do Ipojuca, Célia Sales.