Intelectuais e professores vão produzir cartilha com propostas para melhorar educação em Caruaru

Mário Flávio - 15.05.2013 às 08:25h

Arnaldo Dantas

Reportagem de Ana Rebeca Passos

Em meio às polêmicas envolvendo o sistema educacional em Caruaru, uma cartilha deverá ser confeccionada por intelectuais e educadores, para explicar de forma didática propostas para melhorar a qualidade da educação. A ideia de desenvolver o material partiu das entidades que têm representado os professores em negociações com a prefeitura – SISMUC e Atec – e a previsão é de que seja distribuído inicialmente nas escolas, para pais e alunos do município. O cientista político e professor Arnaldo Dantas foi convidado para realizar o estudo e coletar dados necessários para compor a cartilha.

“Acho que a luta pela educação em Caruaru passa por um novo momento, e é preciso mobilizar a sociedade civil em apoio a causa justa dos professores. Eu fui convocado e estou convocando alguns intelectuais e educadores para elaborar essa cartilha, para explicar todo o processo de luta. A cartilha será direcionada aos pais dos alunos, porque é preciso que eles saibam que tipo de educação lutamos”, justificou Arnaldo.

Dantas ressaltou ainda que a cartilha será distribuída em um outro momento também as escolas da rede pública estadual e privada “Nós vamos ampliar essa luta. É necessário que os outros professores e alunos da rede pública estadual também conheçam a luta que se trava pela educação. Outro passo será entregar a cartilha aos educadores da rede privada de educação e depois aos alunos das faculdades de formação de professores, porque eles vão se tornar docentes no futuro, e precisamos focar o que queremos para a educação em Caruaru”.

O professor destacou que a cartilha tem o intuito de contar a história da educação na versão do professor em meio a tudo que está acontecendo na área na capital do agreste “Há várias versões, então o professor quer contar a sua versão da história. Uma versão que tem por base a garantia dos direitos adquiridos e uma educação de qualidade. É necessário que os pais estejam preocupados com a educação dos seus filhos e que eles exijam do poder público que tipo de educação deve ter numa cidade do porte de Caruaru. É necessário que todo intelectual independente da área que atue, esteja solidário com a nossa causa”.

A cartilha já está sendo produzida e no dia 5 de Junho no fórum de educação municipal, promovido pelo SISMUC e ATEC , terá início o processo de sistematização da mesma.