Nos próximos dias 26 e 27 de agosto, será realizado o I Simpósio de História Asces-Unita. Com o tema Novos e Velhos Combates da História: entre Práticas, Representações e (Re)significações, o evento tem o objetivo de analisar o mundo e os rumos da história em um momento em que profundas mudanças estão em evidência, destacando o papel do Historiador nessas situações. As inscrições podem ser feitas neste link. Como forma de contribuir para o debate científico e social, não haverá taxa de inscrição.
De acordo com a coordenadora do curso de História, Rosineide Gonçalves, é nesses episódios da humanidade que não pode haver omissão. “A crise civilizacional, os dramas humanitários e sanitários acentuados pela pandemia do coronavirus, o crescimento das desigualdades e o desmantelamento das economias impõem desafios que demandam tempo para entender e superar. Tudo isso exige da História um debate do qual seus estudiosos não podem se omitir”, afirma.
Na programação, minicursos, mesa de diálogo e apresentação de trabalhos, que podem ser submetidos por este edital. Os minicursos terão os temas “História e Esperança: Desafios e potencialidades do conhecimento histórico em cenários de crise” e “O fascismo como fenômeno histórico e o uso público da categoria política de fascismo”. Já a mesa de diálogo discutirá a temática “Distopias e esperanças: resistências e resiliências no Brasil”.