O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT), apresentou nessa terça-feira (7), requerimento para criar uma comissão temporária externa na Casa a fim de “acompanhar fatos, atos, normas, gestão e procedimentos atinentes à execução do projeto” da Transposição do Rio São Francisco. O petista se mostrou preocupado com o andamento das obras.
Para Humberto, o governo Temer e o PSDB têm tentado “assumir a paternidade” do empreendimento, mesmo promovendo a paralisação de parte da obra, em prejuízo de milhões de brasileiros.
“O presidente da República deve operar esse seu governo incompetente para concluir a transposição, porque o Eixo Norte está parado, prejudicando a Paraíba, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Se fizer isso antes de cair, já terá sido o suficiente para botar o seu nome numa plaquinha qualquer, que, aliás, é onde cabe a sua dimensão política”, disparou Humberto Costa.
A comissão sugerida pelo parlamentar, que deverá ser composta por dez senadores e terá prazo de funcionamento de 15 meses, também irá fiscalizar o programa de revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco. O colegiado terá poderes para realizar audiências públicas, diligências externas, requerer informações e proceder a outros atos que julgar essenciais aos trabalhos.
Na avaliação do líder da oposição, a complexidade do projeto da transposição, que envolve mais de 12 milhões de pessoas, quatro Estados e quase 400 municípios e estende-se por 500 quilômetros da Região Nordeste, exige que o Senado se debruce sobre o empreendimento.
“É fundamental que nós, parlamentares, fiscalizemos a última parte de execução da obra, com o objetivo de aferir os seus impactos finais, corrigir eventuais distorções e ouvir todos os atores sociais participantes sobre os seus impactos”, disse o senador.