Greve dos professores da rede estadual não deve ser realizada

Mário Flávio - 24.07.2023 às 08:31h

O Sintepe realiza na manhã dessa segunda-feira (24) uma assembleia para debater a nova conjuntura que se impôs com a decisão judicial, expedida na última quinta (20), pelo desembargador Mauro Alencar de Barros, e poderá, a depender do que deliberar a classe, suspender a paralisação antes mesmo de ela começar.

O magistrado atendeu a um pedido de antecipação de tutela impetrado pelo governo do Estado, que visa impedir a greve, aprovada pela categoria no último dia 5 de julho. Os profissionais da educação reivindicam reajuste no piso salarial de 14,95% para todos os professores e gestores educativos da rede estadual. Esse percentual está no PL 519/2023, aprovado em junho, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
No entanto, segundo o Sintepe, ele é concedido a uma fatia do quadro de profissionais. O sindicato informa que, na verdade, para 28 mil funcionários com Magistério – seis mil professores efetivos, 19 mil com contratos temporários e três mil recém-contratados, esse percentual é de 13,35%.

O sindicato quer os 14,95% para todo o funcionalismo, incluindo ativos e aposentados. Leia mais no Portal #FolhaPE (link nos stories)