Governo do Estado abre inscrições para o edital do Ciclo Junino 2023

Lucas Medeiros - 05.05.2023 às 21:25h
(Imagem: Divulgação)

Estão abertas as inscrições da convocatória do Ciclo Junino 2023, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). As inscrições seguem abertas até as 16h59 do dia 18 de maio de 2023, devendo ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. O resultado final será divulgado no dia 26 de maio deste ano.

O edital tem como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos. A finalidade é a valorização e o fortalecimento da cultura e do turismo pernambucanos nas doze Regiões de Desenvolvimento do Estado.

Cláudia Rodrigues, vice-presidente da Fundarpe, reforça a importância do formato de edital público. “A convocatória busca atender às demandas da classe artística em conjunto com a política de fomento do Governo de Pernambuco. Temos orgulho da nossa riqueza cultural e através do edital podemos oportunizar que todas as linguagens do ciclo sejam representadas”.

Para Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o Ciclo Junino é bastante esperado em todo o Estado. “As festas juninas têm um grande significado para o turismo pernambucano, tanto no âmbito regional como nacional. Vamos buscar valorizar o que temos de melhor: nossa cultura! Vamos mostrar que Pernambuco tem o melhor São João do País”.

Serão aceitas propostas em cinco categorias: Cultura Popular, Dança da Tradição Junina, Música da Tradição Junina, Trio Pé-de-Serra e Outros Gêneros Musicais.

O processo será realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validará se a proposta está em consonância com a categoria em que foi inscrita.

Os artistas e grupos culturais que tiverem suas propostas habilitadas, ao final das duas etapas, poderão ter até três apresentações durante o ciclo.

Outras informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos pelo telefone (81) 3184.3015 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h).