16 de dezembro de 2011 às 21h00min - Por Mário Flávio

O governador em exercício João Lyra Neto recebeu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, nesta sexta-feira (16), em Salgueiro, para dar início à construção de três estações de bombeamento no Lote 8 do Eixo Norte do Projeto da Transposição do Rio São Francisco. O Eixo Norte possui quase 400 km de extensão. Destes, 46% já estão concluídos.

Serão destinados R$ 275 milhões à construção das estações, que vão bombear as águas do “Velho Chico” do município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, até a cidade de Jati, no estado do Ceará. “Sem as estações, não venceríamos os desníveis da região que chegam a cerca de 170 metros”, explicou Augusto Martins, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.

Hoje, a Transposição emprega 3.900 trabalhadores. Até julho de 2012 serão seis mil contratados. Destes, mil vão atuar na construção das estações de bombeamento, obra que será tocada pelo consórcio formado pelas construtoras Mendes Júnior e GDK, vencedoras da licitação. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 36 meses. As estações serão construídas nos municípios de Cabrobó (35 metros de altitude), Terra Nova (55 metros) e Salgueiro (90 metros).

O PROJETO – É uma realização do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é assegurar oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A Transposição do São Francisco é a mais importante ação estruturante no âmbito da política nacional de recursos hídricos. Ela vai garantir não só a regularidade no abastecimento d’água, mas também o desenvolvimento sócio-econômico dos estados que mais sofrem com às secas.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro