Garanhuns – Novas denúncias no Hospital Dom Moura

Mário Flávio - 04.12.2012 às 08:55h

O telejornal ABTV 2ª Edição trouxe na edição desta segunda-feira (3) uma nova denúncia de corrupção no Hospital Dom Moura, na cidade de Garanhuns. Desta vez, foi uma técnica em enfermagem, que disse tre trabalhado na unidade hospitalar no último semestre de 2011, mas não recebeu o pagamento completo pelo trabalho. Ela disse que recebia apenas parte dos vencimentos.

A nova denúncia amplia as acusações referentes à última gestão, que acabou com a demissão de Maria Emília Pessoa, então diretora do hospital. Um inquérito policial finalizado semana passada indiciou quatro ex-funcionários da antiga administração, que estão sendo acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, desvio de verbas e ameaças

Ainda segundo a reportagem, em novembro de 2011 dois ex-funcionários que eram responsáveis pelo setor de compras do hospital, contrataram os serviços de uma empresa fornecedora de alimentos, no valor de 49 mil reais e o dinheiro não teria sido pago. Ao prestar contas, a administradora teria apresentado cheques que teriam sido depositados na contas de dois laranjas, que são parentes dos ex-funcionários do setor de compras, um deles também trabalhava no hospital.

De acordo com o delegado designado para o caso, Altemar Mamede, ao tentar justificar o pagamento, também teria sido entregue um recibo com a assinatura falsificada do dono da empresa, que teria sofrido ameaças após fazer as denúncias. O promotor responsável pelo caso pretende ampliar as investigações para verificar se houveram irregularidades em outros contratos do hospital. Para isso, ele pretende contar com o apoio do grupo de atuação especial de combate ao crime organizado do ministério público, o Gaeco.

A secretaria estadual de saúde demitiu os quatro funcionários indiciados no inquérito policial e anunciou a nova gestora do hospital, Karla Freitas Nogueira.