10 de março de 2012 às 09h00min - Por Mário Flávio

A Frente Parlamentar de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nova audiência pública nessa sexta (9). Dessa vez foi na Câmara Municipal de Salgueiro, no Sertão Central do Estado. O encontro foi marcado pela palestra do jornalista e presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), Cléo Nicéias, que abordou o tema Radiodifusão em Pernambuco – o futuro é local, e falou sobre a velocidade no crescimento de todas as mídias no Estado.

No contexto

Frente Parlamentar discute comunicação no município de Floresta

Frente Parlamentar de Comunicação visita Caruaru

De acordo com o palestrante, atualmente existem aproximadamente 200 rádios comunitárias registradas em Pernambuco, o que representa quase o dobro das emissoras comerciais. Os jornais com circulação regular também crescem, na Capital e no Interior. As mídias externas, como outdoors e painéis eletrônicos, e as ferramentas de comunicação disponíveis pela Internet (blogs e redes sociais) são outros exemplos de celeridade na comunicação moderna.

O coordenador-geral da Frente Parlamentar, Ricardo Costa (PTC), dedicou a reunião a Olímpio de Souza, salgueirense que, na década de 70, instalou, de forma pioneira, um sistema de alto falante na cidade. O deputado destacou a emoção em levar o trabalho do colegiado para o Sertão. Segundo ele, Pernambuco deve caminhar no mesmo ritmo de crescimento e, antes, o setor de comunicação preocupava poucas pessoas.

O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, defendeu a comunicação livre com acesso ampliado a todos. De acordo com ele, o município tem bons profissionais no setor, mas precisa aperfeiçoar o segmento. Atualmente, a cidade conta com o jornal a Folha do Sertão, quatro emissoras de rádio e um portal de notícias na internet (www.supramax.com.br).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro