29 de fevereiro de 2012 às 23h59min - Por Mário Flávio

Vestibulandos das escolas da rede estadual que optaram por um curso da área de saúde no Prouni vão concorrer a bolsas de ensino integrais em 51 instituições privadas de Pernambuco. A novidade foi anunciada hoje (29) pelo governador Eduardo Campos, ao lançar o Programa FormaSUS. Realizada no Palácio do Campo das Princesas, a cerimônia contou com a presença e o apoio de professores, gestores de faculdades e escolas técnicas, além de membros dos sindicados ligados às várias categorias de profissionais da saúde.

Neste primeiro momento do FormaSus serão 304 bolsas de estudos, divididas entre a formação superior e a profissional. O quantitativo corresponde a 10% do total de vagas de estágio oferecidas nas unidades da rede pública de saúde. Atualmente, 3.043 estudantes do ensino privado ganham experiência profissional atuando nas UPAs, hospitais e laboratórios.

Até o momento, 51 instituições já aderiram ao FormaSUS, sendo 17 centros de ensino superior e outros 34 de nível técnico. Ao todo, serão 114 vagas para formação superior e outras 190 para os técnicos (ver entidades e quantitativo por curso no anexo). O processo de preenchimento das vagas obedecerá à classificação no Programa Universidade para Todos (ProUni). Assim, o candidato terá que ser egresso de escola pública ou bolsista integral da particular, além de residir no estado.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro