FBC responde a Armando Monteiro e guerra segue acirrada entre pré-candidatos a governador

Mário Flávio - 24.12.2013 às 12:54h

Por Fernando Bezerra Coelho

Foi com perplexidade que tomamos conhecimento das declarações do senador Armando Monteiro Neto a rádios e blogs do Sertão do Araripe na sexta-feira (20).

O senador afirmou que Pernambuco estaria “perdendo espaço na economia local”, com suposta desaceleração do ritmo das atividades econômicas e crescimento inferior ao estados da Bahia, Ceará e à média nacional.

O senador parece pouco ambientado com os dados reais a respeito do crescimento pernambucano, nordestino e brasileiro. Segundo dados do IBGE a taxa de crescimento do PIB Brasileiro de janeiro a setembro deste ano foi de 2,4%.

Já Pernambuco cresceu quase o dobro nesse período: 4,2%. No ano passado o Brasil cresceu 0,9% e a Bahia 3,1%. Pernambuco e Ceará atingiram 3,7%, dado que ganhou destaque em toda a imprensa nacional. Entre 2006 e 2012 o nosso PIB cresceu 110%. O Ceará chegou a 104%, enquanto a Bahia ficou com 64%.

Quanto ao Canal do Sertão, lamentamos o fato de só agora, às vésperas do período eleitoral, o assunto ser abordado pelo senador. Como bem explicou o atual presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o traçado do Canal obedece a critérios técnicos, levando em conta fatores como altitude e vazão. Vale salientar que, durante nossa gestão à frente do Ministério da Integração Nacional autorizamos projetos que vão ampliar a área irrigável de Pernambuco em 105 mil novos hectares.

Estes são dados. Estes são os fatos concretos. O debate político é legítimo e faz parte da democracia, mas a verdade deve vir em primeiro lugar. Antes de simplesmente falar, os atores públicos devem ter o cuidado de buscar os números, estudos e detalhes. A população não aceita mais a política feita com achismo ou oportunismo. De nossa parte estamos sempre dispostos a discutir Pernambuco, com base em números concretos e olhar no futuro.