O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), que todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.
Segundo o governo, a medida deve beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o encontro com prefeitos em Brasília.
Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custo para o público.
O Farmácia Popular atendeu 24,7 milhões em 2024.
Além da ampliação da gratuidade, a ministra Nísia Trindade anunciou nova fase de credenciamento para farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. A partir de agora, novos estabelecimentos poderão se cadastrar.
Atualmente, o programa já está presente em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do país e cobre cerca de 97% da população por meio de mais de 31 mil farmácias credenciadas.
