15 de janeiro de 2014 às 15h57min - Por Mário Flávio

Sexta-feira, 17, será o dia decisivo para os médicos que trabalham no Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru. A categoria deliberou em Assembleia Geral, na noite desta segunda-feira (13) aguardar o resultado da reunião entre o Sindicato dos Médicos e Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a falta de médicos plantonistas (clínico e ortopedista) nos dias de domingos, para definir os rumos do movimento.

Durante a reunião, os médicos daquela unidade de saúde reclamaram que mesmo com as denúncias feitas aos gestores públicos, o problema já se arrasta há quase três meses. Outra questão diz respeito ao serviço de hemodiálise que também não funciona nos fins de semana. A luz no fim do túnel continua apagada.

Os representantes do Simepe e da Diretoria Regional de Caruaru que estiveram presentes a AGE, no auditório da Sociedade de Medicina, bairro Universitário, reafirmaram que os hospitais regionais enfrentam uma crise sem precedentes, com falta de condições de trabalho, recursos humanos medicamentos, além do sucateamento de materiais e equipamentos.

Segundo o presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, o cenário não é dos melhores para a classe médica, uma vez que o atual modelo está falido. Precisa-se de medidas urgentes para evitar o caos nos hospitais regionais de Arcoverde e Caruaru. “No HRA, os médicos plantonistas estão enfrentando uma série de problemas para exercer a medicina com dignidade e tratar os seus pacientes com mais respeito ”, assinalou.

O diretor regional de Caruaru, Danilo Souza, reconhece a dificuldade de fixação profissional médico no interior, por parte do Governo do Estado. No entanto, sugere como proposta uma política de regionalização, através de gratificação de incentivo. “ A situação está cada dia mais difícil, com falta de condições de trabalho e déficit recursos humanos, no entanto, é preciso que os gestores públicos resolvam os “gargalos” e demandas que acontecem no dia a dia”, enfatizou


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro