9 de janeiro de 2014 às 08h25min - Por Mário Flávio

20140109-073205.jpg

O gerente de Proteção dos Animais de Caruaru, Fagner Fernandes, disse que a população tem muito o que comemorar com cinco meses de criação da diretoria. Segundo ele, após a abertura da casa, várias metas foram estabelecidas visando o bem estar e o cuidado com a saúde dos animais em estado de vulnerabilidade, assim como, de cães e gatos pertencentes às famílias carentes do município.

“O órgão que é o primeiro do interior do Estado a oferecer castrações e consultas ambulatoriais gratuitas, além de atuar na fiscalização no que diz respeito ao abandono e maus tratos além da criação de leis em beneficio dos animais, atualmente a Gerência de Caruaru se tornou referencia para as demais cidades do agreste”, disse Fernandes.

ESTRUTURA – Fisicamente a gerência é composta por recepção climatizada, dois consultórios, bloco cirúrgico, um canil com capacidade para 70 cachorros, um gatil capaz de acolher a 60 gatos, área externa destinada ao banho de sol e lazer dos cães e uma sala de SPA, com mesa de atendimento, banheira e secador local destinado à limpeza e embelezamento dos animais abrigados pela gerência.

“Nesse período foram realizadas quatro campanhas de adoção de cães e gatos, assim 300 animais ganharam um novo lar. Mensalmente, 41 procedimentos cirúrgicos de esterilização foram feitos, totalizando 205 cirurgias. A partir de comparações com base no número de habitantes em cidades de grande porte, a exemplo de Porto Alegre, que realiza 485 procedimentos por mês, foi constatado que Caruaru está atendendo gradativamente as necessidades da população, com relação ao controle de animais errantes do município. Até o dia 30 de dezembro de 2013, 1.515 atendimentos ambulatoriais de média complexidade foram realizados de forma gratuita. Além da realização da 1ª Campanha contra Cinomose, quando 180 cães foram imunizados”, destacou Fagner Fernandes.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro