Fábio José diz que vai criar ProUni municipal

Mário Flávio - 21.08.2012 às 23:27h

20120821-232638.jpg

Com informações da TV Asa Branca

O ABTV continuou, nesta terça-feira (21), com a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Caruaru. A ordem das entrevistas foi definida em uma reunião realizada na emissora, no dia 1º de agosto, com a presença dos assessores dos candidatos. Pelo sorteio, o entrevistado de hoje foi Fábio José (PSOL), candidato da coligação “Caruaru Pode Mais, por um Socialismo de Verdade”.

O candidato teve cinco minutos para responder as perguntas. Veja o resumo da entrevista feita por Almir Vilanova.

ABTV – Na zona rural, o homem do campo enfrenta muitos problemas com relação ao clima. Se faz muito sol, ele tem prejuízo. Se chove muito, também há consequências. Se o senhor for eleito, como está preparado para prestar assistência ao homem do campo?

Fábio José – Nós temos um plano de governo voltado para a zona rural, que foca bastante a questão do abastecimento de água. Precisamos fazer um programa de irrigação, que utilize o lençol freático de Caruaru. Àqueles moradores que não deram certo com a agricultura, vamos investir com a confecção.

ABTV – Na zona urbana, há ainda muitos bairros carentes. Como a prefeitura, no caso de sua gestão, poderá prestar assistência à essas pessoas que vivem nesses locais?

Fábio José – É preciso que o saneamento seja feito nas zonas que são esquecidas pelo poder público municipal. Precisamos ter um projeto de calçamento que não utilize apenas os recursos federais, mas também os municipais, através da prefeitura. É preciso usar bem esses recursos. Vamos investir e muito na infraestrutura da cidade.

ABTV – Sua formação política se deu no movimento estudantil, no início dos anos 90. Com relação à esse contato que o senhor teve, qual a leitura feita ao setor de educação da cidade e como o senhor pretende melhorar?

Fábio José – Nós precisamos reformular o ensino municipal de Caruaru. Primeiro, esse processo começa pagando um salário mais digno ao professor. Não tem que se pagar apenas o piso, isso é o mínimo. Precisamos ir além. Vamos colocar em Caruaru mais quatro escolas de grande porte. Vamos construir uma faculdade municipal, com cursos direcionados para nossa realidade. Também vamos criar o Pró Universitário municipal, baseado no mesmo sistema do Prouni, sendo que a nível municipal.

ABTV – Com relação à cultura, os artesãos e produtores de arte de Caruaru reclamam que os espaços para exposição são muito resumidos. Qual o seu olhar voltado aos artistas da cidade?

Fábio José – Caruaru é a terra do forró, mas só se toca forró no São João. É preciso que os artistas da terra toquem o ano todo. É preciso que eles tenham um espaço maior com a Prefeitura de Caruaru. Vamos criar festivais de música, de cultura, de dança, artes cênicas e teatro.