4 de dezembro de 2020 às 18h13min - Por Mário Flávio

O deputado estadual Eriberto Medeiros foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele conseguiu a maioria de votos contra o colega de Casa, Àlvaro Porto, que entrou de última hora na disputa, mas não obteve êxito.

Dos 49 deputados, 47 compareceram a sessão para votar. Apenas João Paulo Costa e William Brígido, ambos do Republicanos, não compareceram ao plenário. O primeiro pelo fato de testar positivo para o novo coronavírus e o segundo não apresentou justificativa.

Eriberto teve 31 votos contra 14 de Porto e um nulo e um branco. Nos demais cargos da Mesa não houve surpresas e foram eleitos: Aglailson Victor/PSB (primeira vice-presidência), Manoel Ferreira/PSC (segunda vice-presidência), Clodoaldo Magalhães/PSB (primeira-secretaria), Cleiton Collins/PP (segunda secretaria), Rogério Leão/PL (terceira-secretaria) e Alessandra Vieira/PSDB (quarta-secretaria).

Abaixo o perfil do presidente reeleito.

José Eriberto Medeiros cumpre o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e chega à presidência pela segunda vez. Ele ocupou por quatro vezes o cargo de quarto-secretário da Mesa Diretora. Já foi titular das Comissões de Finanças e de Assuntos Internacionais, e suplente na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Foi ainda líder da bancada do PTC, legenda que presidiu em Pernambuco por onze anos, e que deixou para integrar o Partido Progressista.

O parlamentar também foi vereador do Recife em 2000 e 2004. Durante os dois mandatos, atuou como terceiro secretário da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife e como titular das Comissões de Legislação e Justiça, de Finanças, de Segurança Pública e de Ética Parlamentar.
Natural do Recife, Eriberto Medeiros graduou-se bacharel em Direito pela Unicap, em 1995, e é funcionário público da Polícia Civil de Pernambuco desde 1987.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro