Equipe de fiscalização do TRE-PE apreende materiais de propaganda eleitoral no Recife

Jorge Brandão - 24.08.2022 às 09:25h
Foto: Divulgação

Continuam a todo vapor os trabalhos de apreensão da Comissão de Propaganda (CPROPAG) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As equipes se revezam em diferentes roteiros para atender as inúmeras denúncias recebidas por meio do aplicativo Pardal. Na terça-feira (23), na avenida Maurício de Nassau, Zona Oeste do Recife, foram apreendidas bandeiras que atrapalhavam a circulação de pedestres e estavam sem um responsável por sua guarda.

Os integrantes da (CPROPAG) continuam orientando as pessoas que guardam as bandeiras e bases de concreto a posicionar os materiais no lugar apropriado. A fiscalização frisa que o horário limite para a realização de atividades de propaganda nas ruas vai até as 22h. Após esse horário, os servidores do tribunal são autorizados a retirar o material deixado nas vias públicas e levá-lo ao pátio da justiça eleitoral.

Ao identificar um problema, os cidadãos devem tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral analisar a denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato denunciado, deve constar o nome e o CPF da pessoa que denunciou.

Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade do denunciante.

O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em Formulário Web nos Portais da Justiça Eleitoral por meio do site do Tribunal.