Ensino Público de Caruaru debate Lei Maria da Penha

Mário Flávio - 22.10.2012 às 13:53h

Em dois meses, 190 alunos do ensino público já participaram das atividades do Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, promovido pela Secretaria Especial da Mulher. Paralelamente ao cronograma escolar, estudantes das Escolas Álvaro Lins, Duque de Caxias, Caic e Escola Cesarina Moura, no distrito do Rafael, debateram juntamente com a equipe do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB), dúvidas sobre a lei e sua aplicabilidade. Os alunos ainda puderam obter informações sobre projetos e os órgãos da gestão municipal usados na prevenção e combate a violência contra a mulher.

As palestras do projeto foram estendidas às instituições de ensino superior, aos eventos da sociedade civil e da gestão municipal e as ações de capacitação da rede de enfrentamento a violência contra a mulher, mediante solicitação. Até o momento, 20 universitários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), 17 aposentadas e pensionistas do Caruaru Prev – Cine Debate, 67 profissionais da rede de enfrentamento do Curso “De Olhos Abertos Contra a Violência”, 25 participantes do Projeto II Ação Social – Divinópolis, 40 integrantes da Associação de Moradores do bairro do Salgado e 12 participantes do Programa Atitude, do Governo do Estado, aderiram ao propósito de extensão da Secretaria Especial da Mulher.

Ainda na comunidade escolar, três educadores e 60 pais de estudantes presenciaram a ação da Secretaria Especial da Mulher. O debate sobre a violência doméstica e familiar nas escolas municipais e estaduais objetiva divulgar os mecanismos da Lei Maria da Penha, desconstruir as raízes da cultura machista geradoras desse tipo de violência, além de auxiliar na discussão do tema e produção do conhecimento para a participação no Concurso Municipal de Redação “Lei Maria da Penha: Uma Conquista de Todas as Mulheres