10 de agosto de 2013 às 14h34min - Por Mário Flávio
Encontro serve como estratégia para integrar lideranças da região  - Foto: PCdoB Caruaru

Encontro serve como estratégia para integrar lideranças da região – Foto: PCdoB Caruaru

Ao fim da plenária macrorregional do PCdoB em Caruaru neste sábado (10), na sede do Sinpro, lideranças locais e estaduais debateram a construção da tese de prioridades para o 13º Congresso Nacional do partido. O encontro, que reuniu cerca de 40 pessoas, debateu o tema com representantes de 8 cidades do Agreste, e além de lideranças de diretórios, incluiu 6 vereadores da região. O evento só não contou com a presença do presidente do diretório caruaruense, Lícius Cavalcanti, que estava viajando.

No contexto

Em Caruaru, PCdoB reúne lideranças em encontro regional, mas Lícius Cavalcanti não participa

“Tivemos um encontro produtivo, que serve para preparar as lideranças regionais para a realização de conferências municipais, estadual, e prevendo o encontro nacional”, explicou Lino Portela, secretário de organização e articulação da legenda local. Para o presidente estadual do partido, Alanir Cardoso, a realização de um encontro de nível regional agiliza a mobilização dos diretórios municipais.

“Estamos em um esforço geral para mobilizar o partido para o Congresso Nacional. Aqui em Pernambuco, estamos mobilizando ações junto aos diretórios municipais e resolvemos realizar encontros macrorregionais, para otimizar esse processo. Queremos preparar bem os diretórios para as conferências municipais, a fim de aprofundar as teses do Congresso, e eleger os delegados de cada município, que participarão da etapa estadual e depois, da etapa nacional”, explicou.

Alanir também cogita a possibilidade de criar um fórum específico em cada região para discutir as ações do PCdoB. “É importante ter realizado o evento na cidade, porque Caruaru é um polo e estamos valorizando os companheiros que fazem o partido aqui. Nossa ideia é transformar isso num fórum regional do partido, com uma rotatividade entre os municípios, para integrar mais os nossos quadros”, completou.

Quem também participou do evento foi a deputada federal Luciana Santos, que avaliou positivamente os quadros locais do partido. “Caruaru é a Capital do Agreste, consideramos uma referência essa cidade, pois temos lideranças como o vereador Edmilson do Salgado, além de Lícius Cavalcanti como presidente, e muitas lideranças a frente da Juventude partidária, procurando organizar o povo para garantir avanços”, ressaltou.

O 13º Congresso Nacional do PCdoB, que deve ocorrer em novembro, vai expor o Caderno de Teses, um conjunto de diretrizes resultantes de uma análise dos 10 anos dos governos Lula e Dilma; o fortalecimento e crescimento do partido diante desse cenário político, econômico e social do Brasil; e o que pensa o PCdoB sobre as possibilidades e perspectivas que esse novo momento disponibiliza para o país. As etapas nos municípios precisam acontecer até o dia 06 de outubro.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro