24 de janeiro de 2012 às 08h00min - Por Mário Flávio

A secretaria de Saúde de Caruaru comemora o número de atendimentos na Emergência Odontológica 24 horas na UPA municipal. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, desde que o espeço foi inaugurado no início de agosto de 2011, cerca de três mil pessoas foram atendidas, uma média de quinhentos procedimentos por mês. 

A Emergência recebe pacientes que precisam de atendimento imediato na área clínica, com traumas dolorosos, acidentados em quedas, ciclismo, na prática de esportes ou numa simples mordida num alimento mais rígido. De acordo com o Coordenador da Emergência Odontológica, Rodolfo Cruz, a principal causa de procura é a dor de dente. “Depois que a dor do paciente é estabilizada, ele é encaminhado para um especialista da área odontológica, caso seja necessário. Por exemplo, nós minimizamos a dor da cárie, mas o paciente é encaminhado para o dentista especializado em restauração. Outro exemplo é o tratamento de canal, em que o paciente é encaminhado para o endodontista”, explica.

Segundo Cruz, para infelicidade de alguns, muitos problemas acontecem à noite ou nos fins de semana, por serem estes, justamente os horários prediletos para prática dos esportes ou quando o organismo, caprichosamente, resolve manifestar-se. “Antes o médico que estivesse de plantão prescrevia um analgésico e encaminhava o paciente ao dentista que atendia aqui apenas de segunda a sexta-feira. Hoje o atendimento é imediato, inclusive pela madrugada.”, comentou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro