8 de abril de 2014 às 14h36min - Por Mário Flávio

Recife, 9 de junho de 2013. Na manhã daquele domingo, as chuvas provocaram alagamento em várias ruas da cidade. Houve inundação em localidades da Zona Oeste, como no bairro de Jardim São Paulo. A Defesa Civil recebeu, durante a madrugada, sete chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas. E este ano? Teremos os mesmos problemas? Em pleno período em que sediaremos a Copa do Mundo, recifenses e turistas vão passar por esses transtornos novamente? Estas e outras questões serão levantadas e debatidas na audiência pública que será promovida pela Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (9), a partir das 9h30, no Plenarinho.

O vereador Raul Jungmann (PPS), líder da bancada da oposição e autor do requerimento da audiência, pretende buscar as respostas junto aos representantes do poder público através da discussão sobre o plano de contingência para os efeitos do inverno no Recife. “O que foi feito do ano passado para cá e o que permanece sendo realizado? Queremos saber quais ações preventivas estão na pauta e quais foram concluídas nos últimos meses, pois não desejamos ver de novo cenas de túneis parecendo piscina, desespero de quem habita encostas, estações de metrô cobertas por água e nem jacaré encontrado em avenida, como aconteceu na Caxangá, em 2013”, pontua o vereador.

“Toda vez que chove e temos inundações surgem fotos de internautas com a hashtag #querovernacopa. Isso revela a preocupação da população com a possível repercussão negativa que poderemos ter durante os jogos do Mundial. O ano da Copa chegou e precisamos receber informações do poder público que nos deem tranquilidade e certeza de que não passaremos vergonha”, alerta Raul Jungmann.

Foram convidados a participar da audiência pública representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano, da Secretaria Executiva de Defesa Civil, do Conselho de Moradores de Casa Amarela e do Corpo de Bombeiros, além do deputado estadual Daniel Coelho.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro