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Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quarta-feira (21) 60 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) que apresentam múltiplas deficiências. Eles conheceram o Museu do Voto, fizeram uma simulação de voto na urna eletrônica e também conheceram o equipamento por dentro.
O secretário-geral da Presidência do TSE, José Levi, recebeu os estudantes em nome do presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, e explicou que a história da Justiça Eleitoral é marcada por atos de inclusão. Como exemplo, ele citou o Código Eleitoral de 1932, que concedeu às mulheres o direito de votar.
José Levi destacou que a urna eletrônica é inclusiva, pois tem recursos como teclas em braile e, nas eleições deste ano, traz a novidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A importância do evento se resume em uma palavra-chave: inclusão, sem nenhuma discriminação, como é próprio da história da democracia. E a urna é um belo exemplo de inclusão”, ressaltou.
A assessora-chefe de Inclusão de Diversidade e coordenadora da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), Samara Pataxó, e o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, agradeceram a presença dos estudantes e responsáveis por eles. Eles enfatizaram os trabalhos realizados pela Justiça Eleitoral na luta pela igualdade e pela inclusão, com destaque para o valor da liberdade de escolha dos candidatos.
A ação foi promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TSE) e pela Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID/TSE), com o apoio da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Os alunos se dividiram em dois turnos para a visitação, e o grupo foi acompanhado por professores e responsáveis. O evento contou com a participação de intérpretes de Libras.
Dois colaboradores do TSE com deficiência e quatro jovens com deficiência intelectual que atuam no Tribunal por meio de um projeto de inclusão firmado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também participaram da visita.