Em Caruaru, Sinpro fará levantamento de professores da rede particular que vão aderir à greve da categoria

Mário Flávio - 05.06.2013 às 17:04h

Banner do Sinpro

Com o resultado da Assembleia dos professores da rede particular de Pernambuco realizada na manhã desta quarta (05), ficou deflagrada a greve da categoria em todo o estado. Isso inclui a rede de ensino privada de Caruaru, o que revela que não é só na rede pública municipal que os professores estão insatisfeitos. Cerca de 300 professores de escolas particulares votaram tomaram a decisão em reunião no Centro Social da Soledade, em Recife.

Segundo o coordenador financeiro adjunto do Sindicato dos Professores em Pernambuco (Sinpro), Antonio Trajano, a categoria também está mobilizada na Capital do Agreste, mas ainda não é possível calcular quantos professores aderiram à greve no município. “Ainda não é possível dar uma estimativa sobre quantos professores aderiram, só quando começarmos a visitar as escolas para avaliar quem aderiu e quem não aderiu, só assim poderemos saber quantos alunos ficarão sem aula e quantas escolas ficarão paradas”, explicou Trajano.

Ainda segundo o coordenador, atualmente há em torno de 150 a 200 escolas particulares e 500 professores que compões a categoria, mas ele aponta que essa não é essencialmente uma questão salarial. “Não é nem a questão salarial, mas relacionado à estabilidade de ambiente de trabalho”, completou. Isso porque, além da reivindicação de reajuste salarial de 10%, os profissionais também cobram unificação dos pisos para R$ 12 por hora/aula, vale-alimentação para todos os profissionais, assinaturas de jornais e revistas nas salas dos professores, convênios e planos de saúde, entre outros. Outra reclamação é pelo pagamento da hora-atividade. Em maio deste ano, o Sinpro na região Agreste levantou informações de que havia professores em Caruaru e Garanhuns que trabalhavam sem carteira assinada, além de apontar o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho.