12 de dezembro de 2013 às 08h55min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Saúde inaugura nesta quinta-feira (12), às 11h, a Casa de Apoio à Gestante, localizada em uma rua próxima da Maternidade Municipal – Casa de Saúde Bom Jesus. A residência servirá de suporte às parturientes da zona rural ou da periferia que estão entrando em trabalho de parto, para evitar que elas precisem se deslocar várias vezes de suas casas para a Maternidade.

Elas poderão permanecer no local e serão acompanhadas por uma equipe de doulas que são mulheres treinadas para proporcionar acolhimento, apoio físico e emocional às gestantes. Elas têm formação em terapia comunitária e fazem parte do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde.

A Casa possui capacidade para acolher cinco gestantes com suas respectivas acompanhantes e funcionará 24 horas. Em um ambiente aconchegante, as mulheres poderão fazer suas refeições, tomar banho e descansar sob os cuidados das doulas e, aos primeiros sinais que entraram em trabalho de parto, serão encaminhadas imediatamente para a Maternidade. As parturientes também receberão informações sobre cuidados com o bebê, técnicas de amamentação e diretos sociais.

A cerimônia contará com a presença do prefeito José Queiroz, do vice Jorge Gomes, da Secretária de Saúde, Aparecida Souza e de integrantes do primeiro e segundo escalão do governo.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro