15 de março de 2013 às 10h25min - Por Mário Flávio

MeiaIntermunicipal

Encabeçados pela União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC), manifestantes de diferentes movimentos sociais vão realizar passeata no início da tarde desta sexta-feira (15), com concentração na escola municipal Vicente Monteiro. Eles reivindicam a liberação da meia passagem intermunicipal para estudantes que viajam entre cidades no interior do estado e a bandeira de luta deles é “Sou Estudante, sou Radical, estou na luta pela meia intermunicipal!”. O presidente da UESC, Gleison Rodrigues, explicou ainda que a passeata tem como destino a Câmara Municipal de Caruaru, onde haverá audiência pública para apresentar propostas em favor da meia passagem.

“A passeata está marcada para as 13h 30 e temos  a confirmação da participação de estudantes do Colégio Estadual, da escola Vicente Monteiro, do Mário Sette, do Felizberto, da Maria Auxiliadora, do Elisete Lopes, e do Dom Vital. Vamos em direção à audiência pública e chegando à Câmara, entregaremos um abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas, além de um projeto de lei elaborado pela UESC, aos vereadores presentes”, explicou Gleison.  Devem participar da manifestação membros da UJR, do Levante da Juventude, do MST, de Grêmios Estudantis e representantes da  União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco.

Entre os vereadores que confirmaram presença no encontro, estão Gilberto de Dora (PSB), Leonardo Chaves (PSD), e Lula Torres (PR). Em paralelo, os professores da rede pública, que decretaram paralisações alternadas, vão realizar ato praticamente no mesmo horário da passeata, em protesto ao PCC da Educação.

Na verdade, essa mobilização na Capital do Agreste segue um calendário de atividades organizados por movimentos estudantis em todo o estado. Segundo Gleison, além da passeata em Caruaru, haverá manifestações em outras cidades do agreste e sertão, como Petrolina. Nas cidades dessas regiões, os estudantes lutam para que seja conquistada a meia passagem intermunicipal, enquanto na região metropolitana a bandeira é pelo passe livre intermunicipal.  Seguindo o calendário de atividades dos manifestantes,  no dia 20 haverá audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco para discutir a meia intermunicipal e o passe livre.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro