1 de fevereiro de 2013 às 17h25min - Por Mário Flávio

20130201-160534.jpg

O governador Eduardo Campos inaugurou, nesta sexta-feira (1°), o Hospital Jaílton Messias de Albuquerque, em Barreiros, na Mata Sul do Estado. Este é o terceiro dos cinco hospitais da Mata Sul que precisaram ser totalmente reconstruídos após as fortes chuvas que atingiram a região, em junho de 2010. Os outros dois equipamentos, em Jaqueira e Água Preta, serão entregues em março deste ano, totalizando, somente nas construções, um investimento de mais R$ 90 milhões dos cofres estaduais.

Além da construção do hospital de Barreiros, o Governo do Estado, juntamente com a União, vai garantir o financiamento de 100% do custeio da unidade. Já gestão é de responsabilidade da Prefeitura. Localizado em uma área de mais de 3,5 mil metros quadrados, livre do risco de enchentes, no bairro Engenho Alegre, o Hospital Jaílton Messias de Albuquerque possui perfil de atendimento em urgência e emergência de baixa e média complexidade, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia. O custo com as obras e a compra de equipamentos foi de mais de R$ 10 milhões.

A unidade vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas, moradores não só de Barreiros, mas de municípios circunvizinhos, a exemplo de Rio Formoso e Sirinhaém. A estimativa é que, dentro de quatro meses, a unidade esteja atendendo em sua plena capacidade, que conta com 50 leitos, dos quais 30 de adultos, 12 pediátricos e 8 alojamentos conjugados (maternidade), além de dois quartos de isolamento. Há ainda um bloco cirúrgico com três salas, sendo uma voltada exclusivamente para a realização de partos, sete consultórios médicos (três de emergência e quatro ambulatoriais) e setor de imagem com raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro