16 de setembro de 2013 às 21h50min - Por Mário Flávio

Do G1 Caruaru

Foram divulgados os nomes dos candidatos para as novas eleições suplementares que serão realizadas em Água Preta , na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com o Fórum Eleitoral da cidade, os candidatos registrados para participar do novo pleito são: Eduardo Coutinho, do PSB, candidato a prefeito pela coligação “Por amor a Água Preta”, tendo como vice José Marcos dos Santos Ferreira, do PTC. Pela coligação “Mudar para fazer” o candidato a prefeito é Armando Almeida Souto, do PDT, e Thiago Alves Barreto como vice, do DEM.

O Tribunal Regional Eleitoral anunciou durante sessão administrativa a data das eleições suplementares em Água Preta. A Corte escolheu o dia 3 de novembro – primeiro domingo do mês – para a realização do novo pleito eleitoral no município. Até que a nova eleição seja realizada, a prefeitura da cidade está sob a responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, Elias de Alegrete (PTN). A decisão foi tomada no dia 27 de agosto deste ano pelo TRE-PE e derrubou uma liminar concedida pelo próprio Tribunal em 9 de agosto, que manteve no cargo o 2º colocado das eleições, Eduardo Coutinho (PSB), após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou o resultado do pleito de 2012.
Com a aprovação da data, o novo calendário eleitoral também já foi estipulado e está disponível no site do Tribunal.

Entenda o caso
Nas eleições de outubro, Eduardo Coutinho ficou em segundo lugar, mas o candidato mais votado, Armando Souto (PDT), foi cassado porque o registro da candidatura dele estaria irregular. Eduardo Coutinho foi então diplomado prefeito do município, em dezembro passado. Logo depois, o TSE decidiu anular as eleições e convocar um novo pleito.

Em agosto, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu afastar Eduardo Coutinho do cargo. Ele conseguiu, porém, uma liminar no TRE para ficar na prefeitura até uma nova decisão do tribunal, decisão esta que saiu no dia 27 de agosto e determinou que a prefeitura da cidade ficaria sob a responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, Elias de Alegrete (PTN).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro