Eleitorado feminino está mais indeciso que o masculino, diz pesquisa Datafolha

Lucas Medeiros - 12.09.2022 às 22:25h
(Imagem: Fábio Pozzebom)

A pesquisa Datafolha, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, divulgado nessa sexta-feira (09), afirmou que o eleitorado feminino está mais indeciso que o masculino. Segundo o instituto, 26% das mulheres declararam que ainda podem mudar de voto, contra 18% dos homens. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já na pesquisa espontânea, 22% disseram não saber em quem votar, número que cai para 11% entre os homens. A margem de erro na espontânea é de dois pontos percentuais.

Na pergunta espontânea, a diferença no nível de decisão entre homens e mulheres é registrada desde antes do início da campanha. Em 16 de dezembro, por exemplo, levantamento do instituto apontava que 44% das eleitoras diziam que não sabiam em quem votar, contra 28% dos homens.

O número vem caindo desde então em ambos os gêneros, mas as mulheres aparecem mais indecisas que os homens em todos os levantamentos.

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas, entre 8 e 9 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro da pesquisa estimulada e espontânea é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.