O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), já foi apontado por vários analistas como o maior vencedor da eleição no Primeiro Turno. Com o resultado do Segundo Turno, o socialista teve o nome ainda mais fortalecido no cenário nacional. O PSB mostra crescimento em dois aspectos. Na comparação com 2008, o partido comandado pelo governador de Pernambuco foi o que mais cresceu. Foram nada menos que 132 prefeituras a mais: 440 agora contra 308 em 2008.
Num segundo, é necessário analisar as vitórias conseguidas pelo partido em capitais importantes. O PSB será o partido no comando do maior número de capitais brasileiras: cinco. Uma delas é Belo Horizonte, capital do segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais. Também administra duas outras grandes e importantes cidades nordestinas: Recife e Fortaleza. As outras duas capitais que serão comandadas pelos socialistas são Cuiabá e Porto Velho.
Vale salientar ainda a vitória do PSB em Campinas, onde o candidato de Eduardo venceu um petista. Sem esquecer que o partido elegeu seis governadores em 2010 e hoje na política é a legenda que mais cresce proporcionalmente no Brasil e tem em Eduardo a figura mais importante para a eleição de 2014. Com todo esse potencial, algumas perguntas precisam ser respondidas sobre o futuro do PSB: o partido segue como fiel aliado de Dilma? Principalmente após as derrotas acachapantes do PT em Recife, Fortaleza e Campinas. Ou esse namoro de Edurado e Aécio Neves poderia tirar o PSDB da cabeça de chapa e propor a ideia dele ser o vice de Eduardo num voo solo? A conferir…