5 de abril de 2012 às 18h59min - Por Mário Flávio

O prefeito Zé Queiroz (PDT) reuniu parte do secretariado no complexo administrativo da Avenida Rio Branco. A meta do Chefe do Executivo era agradecer aos cargos comissionados, que devido a Lei Eleitoaral, irão ter que desincompatibilzar para se candidatar nas eleições desse ano. Como o prazo vence na próxima segunda, os futuros candidatos entregaram o pedido de exoneração hoje. Estavam presentes o diretor da Academia das Cidades, Fagner Fernandes (PTdoB) e o secretário de Desenvolvimento Rural, Josué Mendes (PTB).

Fernandes será candidado a vereador e tem como aposta o bairro do Salgado, rivalizando com Edmilson do Salgado (PCdoB) a luta pelo apoio do prefeito. Já o ex-prefeito de Agrestina, Josué Mendes, vai ser candidato a vice-prefeito na cidade, numa chapa encabeçada por Thiago Nunes (PDT). Mas a grande surpresa foi a desincompatibilização do secretário executivo de Relações Institucionais, Eduardo Guerra (PT).

O ex-comunista é uma das apostas do prefeito Zé Queiroz para chegar à Câmara. Desde que entrou no governo que Eduardo estreitou as relações com o prefeito, além de ser amigo pessoal do deputado federal Wolney Queiroz e do suplente de senador Douglas Cintra. Além disso, Eduardo tem livre trânsito com algumas tendências do PT e ex-aliados de Rogério Meneses. Será a primeira eleição que o petista chega com a estrutura para vencer o pleito. Eduardo foi candidato a prefeito em 2004 e a vereador em 2008, nas duas eleições pelo PCdoB.

Desde a eleição de Lícius para presidente da Câmara e do diretório local do partido, que o hoje petista não se sentia mais a vontade e pediu a desfiliação da sigla. Eduardo teve o nome lembrado recentemente pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, que citou a eleição de 2004 como exemplo, para que  Frente Popular permaneça unida em Caruaru. Naquele pleito, o então comunista obteve pouco mais de 700 votos, justamente a diferença de João Lyra para Tony Gel, quando o democrata foi reeleito. O nome de Eduardo como candidato a vereador foi confirmado a este blogueiro pelo próprio prefeito de Caruaru.

Eduardo goza de muito prestígio junto ao prefeito de Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro