28 de outubro de 2013 às 10h55min - Por Mário Flávio

20131028-005801.jpg

Do Portal Leia Já

Ainda sem nenhum postulante ter sua candidatura oficializada na disputa do Governo de Pernambuco nas eleições de 2014, os entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) lembraram-se de vários nomes para cargo majoritário. Até mesmo sem poder disputar o cargo, por já cumprir o seu segundo mandato, o atual governador Eduardo Campos (PSB), o nome mais lembrado pelos eleitores (15%).

Outros políticos mencionados para a disputa majoritária do Estado foram: o senador Armando Monteiro (PTB) com 6%, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) com 4%, o deputado federal João Paulo (PT) com 3%, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) com 2%, e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atingiu o índice de 2%. A grande maioria não escolheu um candidato, 52% não sabem ou não preferiram responder a pergunta.

No cenário em que o nome do governador não está posto na disputa, a maioria escolheu o senador Armando Monteiro (PTB) como o candidato mais preparado para vencer as eleições. Neste novo cenário, o petebista atingiu 14% (destes, 23% que votam a favor são do Sertão), seguido do deputado João Paulo (6%), de FBC (6%), e do deputado Daniel Coelho (5%). O vice-governador João Lyra Neto (PSB) e o ex-presidente Lula foram lembrados por apenas 1% dos entrevistados.

O índice de entrevistados que não sabem ou não preferiram responder a pergunta sobre a escolha do candidato foi de 52%, mesmo número da pesquisa espontânea que incluía o nome de Eduardo Campos. Vale lembrar que neste quesito, as pessoas com ensino superior (42%) que habitam no Recife (56%) e na Região Metropolitana (69%) formam a maioria dos eleitores ainda sem definição sobre a corrida eleitoral.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro